segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Somente paranormais conseguem ler!


Pessoal, estou muito preocupado com o nível de leitura de vocês. Acho que a gente pode tentar melhorar um pouco a leitura. Seria bom que vocês lessem mais, mas mais importante é esforçar-se por entender o que lêem. Por isso que escrevi o texto abaixo. Vou decifrar as primeiras duas partes do texto Apologia (Defesa) de Sócrates (mesmo que você não esteja estudando esse texto comigo tente acompanhar até o fim essa postagem e veja se não vai ser útil para ler outros textos de Platão, ou textos do Mundo de Sofia).

Vocês não ficam impressionados quando vêem que outra pessoa, igual a vocês, lê o mesmo texto e vê um monte de coisas que vocês não viram tendo lido O MESMO TEXTO? Como ela faz isso? Ela é mágica? Possui poderes paranormais? Deus a iluminou mais que aos outros?! Ela é como nosso amigo bonitão aí de cima, com um cérebro super-desenvolvido? Ou o que aconteceu? Nada de especial! Ela simplesmente usa um dicionário quando lê e procura responder algumas perguntas para si mesma enquanto está lendo (como vocês verão abaixo):

Os dois primeiros trechos da Apologia de Sócrates dizem o seguinte (os trechos estão em negrito e em itálico):
Vou usar a versão que está disponível online neste site abaixo:
Apologia de Sócrates, Platão (clique aqui)

O que vós, cidadão atenienses, haveis sentido, com o manejo dos meus acusadores, não sei; certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivamente falavam. Contudo, não disseram, eu o afirmo, nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.

- Faltou o "s" ali em "cidadão".
- Qual significado da palavra "manejo"?
Como vocês sabem as palavras têm vários significados possíveis. É preciso ler e ver qual o sentido se encaixa melhor na frase. Como se faz isso? Testando! Substituíndo a palavra desejada por um significado possível que vocês acharem no dicionário.
Exemplo:
O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido, com o manejo dos meus acusadores, não sei;

Um dos significados de "manejo" no dicionário Houaiss online é:
1.3 exercício, desempenho
Ex.: manejo de uma técnica, de uma arte

O que vós, cidadãos atenienses (membros do júri, pessoas de Atenas), sentiram, com o desempenho daqueles que me acusaram, eu não sei;

Logo em seguida é dito o seguinte:
(...) certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivamente falavam.

Podemos substituir por:

(...) o que tenho certeza é que por causa deles, quase não me reconheci, pelo jeito convincente que eles falavam de mim [vocês lembram que haviam pessoas acusando Sócrates diante de um júri de 500 pessoas].

E por último Sócrates diz:

Contudo, não disseram, eu o afirmo, nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.

"Contudo" pode ser substituído por "só que", "mas", "porém", "todavia", etc.
"Divulgar" o que significa?
Segundo o dicionário Houaiss:
Tornar pública (alguma coisa desconhecida por alguém); propagar, publicar (uma idéia, por exemplo).
Então os acusadores de Sócrates estavam querendo fazer as pessoas acreditar que ele Sócrates era um mentiroso, que possuía habilidades em falar. Falava bem, tinha aquela fala mansa, capaz de convencer as pessoas de suas idéias. Em outras palavras, Sócrates seria um sofista.

Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos por mim, com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência, se, todavia, não denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.

O que é desmentir?
Segundo o dicionário Houaiss online:
Afirmar que (algo) contraria a verdade

Sócrates então ia mostrar que algo que eles, os acusadores, haviam dito é mentira. Mas o quê? Que ele seria "hábil em falar". Mas como ele provaria que não é habil em falar? Pelo simples fato dele se apresentar em frente ao júri dos 500 jurados e não saber falar de modo hábil (falar com habilidade)! Vejam que argumento mais bobo, mas é isso que Sócrates está dizendo. Releiam e vejam se não é isso mesmo.

O que é imprudência? Uma pessoa imprudente o que ela faz?
Uma pessoa descuidada, que age sem prudência. Mas o que é a prudência?
Virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos; cautela, precaução. Segundo o dicionário Houaiss online.

"Todavia" pode ser substituído por "só que", "mas", "porém", "contudo", etc.

"Porém", é o mesmo que "só que", "mas", "todavia", "entretanto", "contudo", etc.

A expressão, ou locução: "à sua maneira"; significa o quê?
Do seu jeito, do seu modo.

Mas que descuido os acusadores cometeram?
Eles são descuidados se eles dizem que quem fala bem não fala a verdade. Porque se eles estiverem dizendo que quem fala bem é quem diz a verdade, então Sócrates seria um bom orador, uma pessoa que fala bem, pois a única coisa que ele fala é a verdade. Não fica tentando apenas convencer as outras pessoas sem se preocupar com a verdade daquilo que diz, como fazem os sofistas.

Agora, alunos, que lições vocês aprenderam disso que eu fiz?
Que que vocês podem tirar daí para ler outros textos?
Que acharam desse método? Gostaram, não gostaram?

12 comentários:

Anônimo disse...

oi prof!

"Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos por mim, com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência, se, todavia, não denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira."

esse foi o trecho que não entendi, os anteriores estao tranquilos.
apesar de ter lido todos os detalhes que o prof escreveu sobre, ainda está muito confuso.
Não entendi exatamente que fatos ele apresentaria e pq esse modo habil orador "desaparecia" ou melhor, pq ele estar ali em frente a todos nessa defesa significaria que ele nao tem essa habilidade?

Unknown disse...

Olá aluno(a) anônimo(a)!

Você disse: Não entendi exatamente que fatos ele apresentaria e pq esse modo habil orador "desaparecia" ou melhor, pq ele estar ali em frente a todos nessa defesa significaria que ele nao tem essa habilidade?

Porque ele ia mostrar, pelo jeito de falar, que ele não era "hábil orador" coisa nenhuma.

Ele não tem essa habilidade de falar como um sofista. Ele só sabe falar como ele sempre fala em todos os lugares que vai. Quando eles dizem que ele é "hábil em falar" eles querem dizer que ele vai usar das palavras para enganar os jurados. Sócrates, então, se defende desse comentário sobre o modo de falar dele, entende?

Se não entender pode perguntar novamente como anônimo(a), não tem problema! E até melhor, né?! :)

Anônimo disse...

profº:

se diziam que sócrates era mentiroso e tinha essa fala mansa era porque o conheciam, e mesmo tudo isso sendo mentira iam continuar achando essas coisas dele.
mas o que mudaria afinal o simples fato de ele se apresentar pra tantas pessoas ali? por que socrates pensava que isso seria uma especie de prova?

Unknown disse...

Olá aluno(a) anônimo(a)!

Você disse: se diziam que sócrates era mentiroso e tinha essa fala mansa era porque o conheciam, e mesmo tudo isso sendo mentira iam continuar achando essas coisas dele.

Calma aí, vamos dividir os grupos. Haviam os acusadores, o júri, a platéia e Sócrates. Os acusadores apresentavam as acusações contra Sócrates, o júri que irá votar depois (depois da apresentação das acusações e da defesa de Sócrates) se será a favor dos acusadores ou de Sócrates, a platéia só assistia, sem direito a voto, e Sócrates se defendia das acusações dos acusadores. Isso você entendeu, imagino.

Pra Sócrates pouco importa se os acusadores continuarem achando que ele é um sofista. Ele está preocupado com a opinião dos jurados, pois são eles que vão decidir, votando, sobre o destino dele, Sócrates.

Você disse: mas o que mudaria afinal o simples fato de ele se apresentar pra tantas pessoas ali? por que socrates pensava que isso seria uma especie de prova?

Sócrates só está dizendo o seguinte, em outras palavras: querem ver como eu mostro que eu não sei falar como me acusam? Vejam só, vou falar, então... Pronto, só isso. O modo de se expressar dele iria demonstrar automaticamente a todos que ele não sabe falar como sofista (como orador de fala mansa). Que ele não teria modo especial algum de falar. Por isso os comentários dizendo que ele é hábil em falar não seriam verdadeiros. Isso é apenas o início de tudo.

Mas não é essa acusação que nos interessa aqui. Afinal, Sócrates não está sendo condenado por ser um sofista, mas por outros motivos: corromper a juventude, não crer nos deuses da cidade e criar novos deuses.

Boa sorte!

Anônimo disse...

poderia fazer um comentario breve sobre essas tres ultimas coisas????

"Mas não é essa acusação que nos interessa aqui. Afinal, Sócrates não está sendo condenado por ser um sofista, mas por outros motivos: corromper a juventude, não crer nos deuses da cidade e criar novos deuses."

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Como tem muita gente pela internet que é irresponsável e não assume o que fala e gostam de falar anonimamente feito ratos fazendo ameças vagabundas. É preciso por ordem na casa e exigir que se mostre a cara na hora de falar. É vedado o anonimato (esqueceram, foi?!). Qualquer problema que tiverem comigo busquem seus "direitos". Demoraram já. Cadê?! Hein?! Não percam tempo aqui não.

PS.: Alunos - isso não é para nenhum de vocês. Caso leiam, ignorem.

Unknown disse...

Oiie Professor, então estou esperando um outro poste.. ;D

Anônimo disse...

Tive de chegar até o ensino superior para amprender alguma coisa sobre filosofia. Onde estão os professores iguais a você?

Unknown disse...

Realmente filosofia é super interessante, eu já estou no 1ºano e estou conhecendo a filosofia agora! Obrigada por despertar em mim essa vontade de estudar a filosofia.