terça-feira, 14 de outubro de 2008

filosofia no Cecília

Criei este blog para poder ter mais contato com os meus alunos. Falar um pouco mais sobre filosofia e sobre questões discutidas em sala. Desafio os alunos a conseguirem ler este post até o fim!

Os alunos sempre me perguntam o que é filosofia e pra serve. Nessas horas muitos professores procuram argumentar e mostrar motivos dignos e legítimos de se estudar filosofia. Eu já acho isso uma completa perda de tempo. Mesmo porque a maioria desses alunos não está realmente querendo saber essas coisas. Na maioria das vezes é só um assunto para distrair a aula, matar o tempo e coisas do tipo. Ou vocês acham que os alunos realmente ficam incomodados, perturbados, perdem o sono por não saberem o que é filosofia? Ou simplesmente não conseguem ler nada de filosofia enquanto não souberam o que ela é e do que exatamente ela trata? Que bobagem. Os alunos não sabem o que é matemática, ou geografia, ou história, ou química, ou física e nem por isso deixam de aprendê-las. E mesmo a maioria dos professores não saberá dizer exatamente o que é ou do que trata a sua disciplina (e nem por isso deixaram de se formar). Desafio os alunos a fazerem uma entrevista com os professores de todas as disciplinas e pedir para que escrevam um texto breve de 30 linhas falando sobre suas disciplinas. Exemplo: "disserte sobre o que é a geografia".

Quando vejo outros professores tentando convencer os alunos a gostarem de filosofia por causa dos motivos legítimos e dignos que eles apresentam a seus alunos sinto um pouco de pena e tristeza desses professores. Para os alunos soa vazio falar de alguma coisa que eles não lidam. Exemplo: "a filosofia é muito importante porque ensina a pensar". Bom, agora falta explicar que pensar é esse. Dar exemplos concretos. "A filosofia ensina a ser uma pessoa crítica". Ok, agora faltam exemplos do que seja ser crítico e do que seja a crítica filosófica. Então a dica é: professores, se alguma vez na vida pensarem em tentar convencer os alunos a gostar de filosofia procurem falar claro. Eu já acho que essa tarefa está fadada ao fracasso de saída, porque as pessoas dificilmente são convencidas. Elas se convencem. Quando elas querem se convencer, quando estão abertas para isso, aí sim. Do contrário pode gastar a saliva que quiser. Tarefa 2: tentem convencer alguém: 1) fechado 2) que não esteja nem aí para o que você diz 3) que não sinta necessidade imediata ou que nunca tenha sentido uma necessidade daquilo que você lhe diz (por exemplo, alguém que nunca tenha sentido necessidade na vida de saber filosofia ou história, ou matemática); e depois venham aqui nos comentários me contar.

Para pessoas abertas, interessadas e curiosas que quiserem de verdade saber para que serve a filosofia e o que ela é vou recomendar alguns textos abaixo. Quaisquer dificuldades na leitura dos textos, por favor, me avisem. Já sabem: leiam com calma, se estiverem com dificuldade de se concentrar leiam em voz alta, passem por cima de palavras que não compreendem para ver se conseguem entender a frase toda (claro, depois de ter lido o texto procure as palavras desconhecidas no dicionário e anote em algum lugar os sinônimos daquelas palavras desconhecidas), tenham na mente que eu já li esses textos mais de 10 vezes e preciso sempre ao ler novamente ir com calma, às vezes ler um parágrafo e voltar para ver o que eu entendi. Passar os olhos nos textos é fácil e rápido. Ler com calma procurando compreender precisa de tempo. E vocês viciados em adrenalina, videogames, filmes de ação, suspenses, não estão acostumados a isso, portanto começar é sempre muito mais difícil. É preciso treinamento para se conseguir desenvolver a capacidade de leitura. Tarefa 3: tentem ler algum desses textos e fazer um resumo, ou um esquema com as idéias principais do texto. Procurem sublinhar idéias principais e secundárias. Depois me mostrem.

Cliquem nos títulos sublinhados para abrir os textos.

PS.: comprometo-me a fazer um esquema com resuminho dos três textos (da forma como pedi).


Vou ficar por aqui senão ninguém lerá este blog.

15 comentários:

Mônica Kuhnen disse...

Que jóia a tua iniciativa, meu querido. Espero que os alunos se empolguem - por que não se empolgariam diante de tanta disposição vinda de um professor?

É uma pena que no meu segundo grau tive professores de filosofia e sociologia lamentáveis.
Insistiam que nós, alunos, repetíssemos que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo. Essa brincadeira toda durava cerca de 10minutos. Depois de tanto ouvir isso, lembro até hoje.
Mas é um bom sinal: Se um professor insistir em um conteúdo, sem dúvida alguma que o aluno vai aprender e lembrar sempre.

Além disso tudo, gastávamos dinheiro com xerox à toa. Já estudávamos em escola pública e ainda gastávamos pra nada? E se não tivéssemos com xerox na mão tiravam ponto? Dá pra refletir com essas questões.

Um colega de trabalho disse que ia prestar vestibular pra Geografia e Economia e comentou que seu primo ia prestar pra filosofia. Eu disse que meu namorado era professor de filosofia e ele disse: "Acho estranho essa matéria. Não sei o porquê dela. Mas sei lá, né, ensina o cara a pensar, é bom, né?"
Imagem pequena que as pessoas têm dela.

E textos ótimos pra se empolgar :) O de Warburton tem muitos exemplos e indagações; o de Thomas bem simples e gostoso de ser ler. Vão gostar; e o do Simon talvez seja um pouquinho mais complicado.

Boa sorte e um beijo!

Anônimo disse...

Grande idéia, Daniel! Sempre que possível atualize, mesmo que não tenha retorno algum do blog. De preferência coloque os resultados, os alunos que fizeram e dê atenção especial para esses. Hoje, os bons alunos se transformaram em vítimas da educação, foram deixados de lado e nunca são recompensados. Abraço e boa sorte. Giácomo.

Anônimo disse...

Reforço aqui os desafios!

Vamos lá, gente, experimentem um puoco desses textos. Eu também fareo isso.

...

Concordo, Daniel, vivemos num ritmo de vida frenético, tornando-se difícil a atividade de qualquer exercício que não seja frenético, que seja mais trabalhoso.
É, falar do que é Filosofia não é mais difícil do que falar de qualquer outra disciplina, e acho importante que toques nesse ponto, por que não pensar na Filosofia, além de outras coisas, como uma atividade profissional como a Matemática, ou a Biologia, né?

Bom, continuarei te visitando.

Um abraço!

Unknown disse...

Eu fiz duas fases de filosofia e foi uma experiência maravilhosa. Espero que os alunos percebam isso o qto antes com sua ajuda, Dani. Eu também tive péssimas aulas de filosofia, se é que se pode chamar de aula de filosofia ficar interpretando músicas da Legião Urbana, no segundo grau. É só isso de que me lembro e é uma pena! Sei que a maioria dos alunos não querem nada com nada, mas insista, por favor. E alunos, se esforecem, aprender é tão bom, há um mundo incrível na leitura. Experimentem! Há um mundo fantástico para além da TV, da internet, dos games. Não deixem de fazer o que gostam, mas experimentem outros "mundos".
Abços a todos.

Anônimo disse...

Então proessor gostei bastante do teu blog, Bem interresante.. A vou tentar dar uma lida nesses textos.. A eu já li a apostila tá!!
Huuun e consige ompletar o primeiro desafio Li o Texto completo do blog!!
Beij0s e até quinta! ;*

Anônimo disse...

Oi Daniel...
ficou ótimo o blog! Grande idéia!!!!
Dou todo o apoio, o texto ficou bem escrito, engraçado e acho que você está sacando a dos alunos...adorei o comentário sobre os videogames e etc!
Beijos grandes
Bárbara.

Anônimo disse...

Ficou muito legal Daniel! Mantenha ele atualizado!!! beijocas

Claudia K.

Unknown disse...

O professor naum tinha como fazer um texto menorzinho naum???oaskosakoako
Precisava ser tão grande???
Mais eu lí tah...um pedaço mais eu lí
uhasuauhsahuhuausa

Unknown disse...

Mais ficou muito legal tah???
Nem acredito que foi o professor que
fez...brincadera...ficou bem jóia
;D

Danielly disse...

Ficou bem legal
eu gostei bastante
e logo eu q não me interesava por filosofia to começando a gostar.
Sempre q puder eu passo aqui pra dar uma olhadina.

Unknown disse...

Que maravilha, hein, Ana (do Lisboa, 17)! Apostila lida e blog lido! Aluna exemplar :)
Agora resta saber o seguinte: e a compreensão desses textos como que foi?

Vou me esforçar para manter atualizado, sim!

Ana Paula II,

NÃO, NÃO TINHA! haha. Vão ler, vão sofrer! Vocês têm que sofrer!
Ana, tu matas os textos todos de letra. Não se assusta, não. Ou tu vais me dizer que tens medo de textos? Não pode ser. Não acredito.

Nem eu acredito que eu escrevi isso. Pesquisem no google para ver se não é plágio! Ponham a primeira frase lá e mandem localizar!

Danielly,

Que bom que você gostou e está começando a se interessar. Espero que isso continue assim. E espero que te seja útil, que aprendas a ler melhor, a entender melhor as coisas que lês e a pensar melhor :)

Anônimo disse...

oi prof, td bem???
olha, te confesso que realmente é um desafio ler estes posts mas um dia eu consigo terminar... grande idéia ter tomado essa iniciativa de criar esse blog.
tenho certeza de que os alunos vão conseguir mostrar mais interesse em suas aulas e até tomar gosto pela leitura.
um grande abraço.

Henrique de Souza disse...

Parabéns professor.
Era o que nossa turma estava precisando, agora ninguem pode reclamar q não tem livro pra ler.
Creio eu que esse blog vai facilitar muito as pesquisar e tambêm quem estiver a fim de conhecimento.

Unknown disse...

Valeu, Ludiana!

Mas tu achas mesmo que esse blog vai produzir esse efeito nos alunos? Tu estás te sentindo mais animada para ler?

Valeu, Henrique!

É verdade, quem estiver afim de aprender mais coisas, aprofundar conteúdos, conhecer mais, vai poder aproveitar bastante. E também o pessoal que quer só a nota para passar (que deve ser 1% apenas da turma) vai encontrar aqui uma fonte de consulta para os trabalhos, material para aula, etc. Sabemos que as discussões sobre material vão continuar, porque afinal um livro é bem menos importante do que qualquer outra coisa, até mesmo um xerox vale menos que celular, show de pagode, salgadinhos, pirulitos, etc.

Legal que tás aproveitando para ver os vídeos, ler os textos, vou depois por aqui uns links para mitologia, que sei que muita gente gosta e se interessa. Vamos ver se não será um convite à leitura?!

Antonio Pedro disse...

Excelente! gostei dessa idéia,fiz uama leitura rápida e acredito que foi bastante produtiva.