quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Material para os alunos


Olá, Caríssimos e Caríssimas!

Bom, agora queria primeiramente fornecer material aos segundos e terceiros anos que estão sem o material. Achei pela internet, em sites confiáveis, os textos Apologia (Defesa) de Sócrates que estamos trabalhando nos segundos anos (menos no Lisboa, lá trabalhamos Descartes e o Mundo de Sofia) e o diálogo de Platão chamado Eutifron, que estamos trabalhando nos terceiros anos. Junto com os textos achei um vídeo do youtube do professor Paulo Ghiraldelli Jr. falando sobre a Apologia (Defesa) e um texto tirado do jornal Opção de Goiás de autoria do professor Gonçalo Armijós Palácios explicando tanto a Apologia (Defesa) quando o diálogo Eutifron. Clique nos títulos sublinhados para acessar os textos (é preciso ter instalado no micro o programa Adobe Acrobat - quem não tiver me avise nos comentários):

Aqui o texto Apologia de Sócrates, de autoria de Platão, tirado do site Domínio Público:
Apologia de Sócrates, Platão

Se você não tem o Adobe Acrobat e não quer instalá-lo também é possível ler o texto Apologia acessando o site Consciencia.org, de Miguel Duclós, no link abaixo. Lá o texto está em formato html:
Apologia de Sócrates, Platão (html)

Abaixo temos um link para o texto do professor Gonçalo Armijós Palácios no Jornal Opção de Goiás falando sobre a Apologia de Sócrates:
Explicação sobre Apologia, Gonçalo Armijós Palácios

E aqui temos o vídeo do professor Ghiraldelli falando sobre a Apologia (ou Defesa). Neste vídeo o professor vai falar de muitas coisas que vocês talvez não compreendam. Isso é normal. Procurem assistir os vídeos com calma (são dois) e anotar coisas que não entendam (por exemplo, filósofos analíticos e continentais). Sempre há coisas que não entendemos e pra isso estamos na escola para aprender essas coisas. Portanto não desaninem:

"Leitura" da defesa de Sócrates (vídeo explicativo- duas partes), Paulo Ghiraldelli Jr.

O diálogo Eutífron abaixo encontrei numa apostila elaborada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria Ronai Rocha para o ano de 2008. Um dos textos que ele trabalharia com os alunos dele seria esse diálogo Eutifron. O diálogo está entre as páginas 17 e 28 da apostila desse professor. Cliquem no link abaixo e acessem:
Eutifron, página 17 até 28 dessa apostila

Aqui o texto do jornal Opção explicando o diálogo Eutifron:
Explicação sobre Eutifron, Gonçalo Armijós Palácios

Para os mais curiosos vou deixar aqui uma pequena biografia de Platão, falando da sua vida e um pouco de suas idéias:
Platão, biografia (site Consciencia.org)

Em breve colocarei mais vídeos, mapas, biografias, textos explicativos para vocês!

Vejam aqui a que grupo de leitores vocês pertencem:
Como está sua leitura? Você sabe ler?

Abraços e até mais! Aguardo os comentários, impressões de vocês na parte de comentários aqui do blog! Basta clicar ali e mandar brasa.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu sei que o texto está mal escrito devido as repetições exageradas. Faço isso porque temo que os alunos não consigam recuperar a informação anterior. Então ao invés de usar um pronome qualquer, ou um sinônimo, ou simplesmente pressupor que o aluno vai conseguir resgatar a informação anterior, prefiro repetir. Quando estou lendo em voz alta na sala de aula sempre faço isso. Não sei se isso ajuda ou atrapalha. Os alunos que acompanham as minhas leituras em voz alta que o digam, por favor.

Ysa Gonzaga ♥ disse...

Professor, bem legal o blog, achei uma forma bem interessante de chamar a atenção dos alunos para a matéria, até porque agente tah sempre na internet, proucurando algo novo, e ajuda bastante pela forma prática das matérias serem transmitidas. Bom, a minha matéria eu já peguei, espero que os outros alunos tbém aproveitem....
Ah, e pode deichar que eu não esqueço de dar o aviso, sobre os capítulos da prova, tah?!!
bjOss

Rhaysa